sábado, 15 de novembro de 2008

Um novo contributo para o meu caminho

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.
Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.
Massagem Ayurvédica
Os movimentos na massagem ayurvédica são diferentes para cada pessoa de acordo com os doshas (Vata, Pitta e Kapha) ou biotipo, que apresentam diferenças físicas e emocionais. Conheça as características de cada um deles:
• VATA - Tendem a ser pouco desenvolvidas fisicamente. Em geral a pele é morena, fria, áspera e seca. Pode ser alta ou baixa, mas os ossos são delicados. Têm mãos e pés frios, cabelos ondulados e ralos. O apetite e a digestão são variáveis, às vezes fazem refeições abundantes e outras não têm a menor fome. Tendência a prisão de ventre, sono leve e agitado. São flexíveis, aprendem e esquecem rápido. São indecisas e impacientes.
• PITTA - Geralmente são de altura média, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados, a pele é suave e facilmente irritável. O cabelo é fino e sedoso. Pessoas Pitta têm metabolismo rápido, bom apetite e boa digestão. Dormem pouco, mas têm sono profundo. Geralmente transpiram demais. Inteligentes, aprendem rápido. Emocionalmente tendem a irritabilidade, ciúme e ódio. São ambiciosas e facilmente se tornam lideres.
• KAPHA - Têm bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência a excesso de peso. O cabelo é sempre grosso e abundante. Possui pouco apetite, a digestão é lenta em geral comem menos que os outros tipos. O sono é pesado, prolongado e excessivo. São pacientes calmos e sempre bem dispostos, tolerantes e amáveis. Tendem a ganância, domínio e inveja. Têm dificuldade de aprender, mas uma excelente memória.
Técnicas de Massagem Ayurvédica:
• Abhyanga - Melhora da circulação e do sistema imunológico e geralmente é aplicada por duas terapeutas. Márcia explica que a técnica emprega óleos de ervas aquecidos, de acordo com cada Dosha e é mais indicada para pessoas Vata. “Acalma e aquieta o sistema nervoso”, conta. • Shirodhara - Um fio de óleo de ervas, morno e contínuo, é aplicado sobre a testa, ajudando a aquietar as ondas cerebrais. Boa opção para pessoas Pita.
• Garshana – “É uma massagem mais forte e trabalha os canais linfáticos” revela Márcia. Pode empregar uma luva de fibras naturais, esfoliando a pele, e em seguida, óleos de ervas. Recomendada para quem é Kapha.
Benefícios da Massagem Ayurvédica
Libera as toxinas;
• Estimular a circulação sangüínea e linfática;
• Liberar as tensões físicas e emocionais;
• Fortalecer o sistema imunológico;
• Retardar o processo de envelhecimento;
• Auxiliar na cura dos distúrbios do sistema nervoso;
• Estimular a renovação das células;
• Hidratar a pele;
• Reequilibrar o fluxo da energia vital;
• Proporcionar relaxamento.

* Vou aprender e apreender, de novo no papel de aluna; que não tem necessariamente de ser onde mais ou melhor se aprende, mas que é um papel que eu tenho saudades!...

Um comentário:

arturibeiro disse...

Muito interessante! Vai com Gosto!