sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Redescobrir algo, neste caso música, que já tínhamos esquecido tem um saborzinho muito especial!...
Do som mais bonito e viciante que tenho ouvido nos últimos dias...

De novo Einstein

Tudo dever ser reduzido ao mais simples possível, mas não mais simples do que isso.
- EINSTEIN, A. (citado por YUNUS, M.)

domingo, 23 de novembro de 2008

Cada vez que volto algum pormenor me surpreende... A forma como aquela janela mostra um quadro natural grandioso. Aquela varanda que está ali porque é exactamente ali que deveria estar. Toda a estrutura que é assim porque tem de ser!... Cada vez que volto lá fica a vontade de lá voltar novamente!...

E depois, houve Juan Muñoz... As influências da minha mana têm o seu peso e a verdade é que a revi em alguns dos trabalhos do madrileno, mas gostei mesmo muito da exposição!




"O Ponto"

A vida é assim. O palco da nossa vida pode estar "varrido" mas o nosso Eu - o Ponto - está continuamente presente! A vida é assim, não estamos sozinhos!...



"Many times"

A vida é assim. Estejamos em grupos numerosos em que as conversas se dispersam, em diálogos atentos de pares, passeando sozinhos em conversa com nós mesmos, num ajuntamento escutando um líder... A vida é assim, para ser vivida com um sorriso!...







sábado, 22 de novembro de 2008

Princesas em qualquer momento!!!

Depois de três semanas de ausência (na verdade, também foram de descanso), elas estão de regresso e provam, mais uma vez, que valem todo o trabalho, cuidado e algumas privações necessárias para o seu bem-estar!...
São as princesas mais lindas do Mundo:)


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Uma surpresa emprestada:)

Vou tomar bem conta dele e comunicar de forma sentida!... * Depois, encontramo-nos do outro lado do Atlântico e partilhamos a energia da Terra!!!

sábado, 15 de novembro de 2008

Um novo contributo para o meu caminho

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.
Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.
Massagem Ayurvédica
Os movimentos na massagem ayurvédica são diferentes para cada pessoa de acordo com os doshas (Vata, Pitta e Kapha) ou biotipo, que apresentam diferenças físicas e emocionais. Conheça as características de cada um deles:
• VATA - Tendem a ser pouco desenvolvidas fisicamente. Em geral a pele é morena, fria, áspera e seca. Pode ser alta ou baixa, mas os ossos são delicados. Têm mãos e pés frios, cabelos ondulados e ralos. O apetite e a digestão são variáveis, às vezes fazem refeições abundantes e outras não têm a menor fome. Tendência a prisão de ventre, sono leve e agitado. São flexíveis, aprendem e esquecem rápido. São indecisas e impacientes.
• PITTA - Geralmente são de altura média, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados, a pele é suave e facilmente irritável. O cabelo é fino e sedoso. Pessoas Pitta têm metabolismo rápido, bom apetite e boa digestão. Dormem pouco, mas têm sono profundo. Geralmente transpiram demais. Inteligentes, aprendem rápido. Emocionalmente tendem a irritabilidade, ciúme e ódio. São ambiciosas e facilmente se tornam lideres.
• KAPHA - Têm bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência a excesso de peso. O cabelo é sempre grosso e abundante. Possui pouco apetite, a digestão é lenta em geral comem menos que os outros tipos. O sono é pesado, prolongado e excessivo. São pacientes calmos e sempre bem dispostos, tolerantes e amáveis. Tendem a ganância, domínio e inveja. Têm dificuldade de aprender, mas uma excelente memória.
Técnicas de Massagem Ayurvédica:
• Abhyanga - Melhora da circulação e do sistema imunológico e geralmente é aplicada por duas terapeutas. Márcia explica que a técnica emprega óleos de ervas aquecidos, de acordo com cada Dosha e é mais indicada para pessoas Vata. “Acalma e aquieta o sistema nervoso”, conta. • Shirodhara - Um fio de óleo de ervas, morno e contínuo, é aplicado sobre a testa, ajudando a aquietar as ondas cerebrais. Boa opção para pessoas Pita.
• Garshana – “É uma massagem mais forte e trabalha os canais linfáticos” revela Márcia. Pode empregar uma luva de fibras naturais, esfoliando a pele, e em seguida, óleos de ervas. Recomendada para quem é Kapha.
Benefícios da Massagem Ayurvédica
Libera as toxinas;
• Estimular a circulação sangüínea e linfática;
• Liberar as tensões físicas e emocionais;
• Fortalecer o sistema imunológico;
• Retardar o processo de envelhecimento;
• Auxiliar na cura dos distúrbios do sistema nervoso;
• Estimular a renovação das células;
• Hidratar a pele;
• Reequilibrar o fluxo da energia vital;
• Proporcionar relaxamento.

* Vou aprender e apreender, de novo no papel de aluna; que não tem necessariamente de ser onde mais ou melhor se aprende, mas que é um papel que eu tenho saudades!...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Ao contrário dos negócios tradicionais que têm como objectivo principal maximizar os lucros e nos quais o que conta são os dividendos ganhos ao final do ano, num negócio social, o que se conta são as pessoas que dele beneficiaram. Pretender ganhar dinheiro constitui uma parte muito significativa do ser humano, mas não o representa na sua totalidade."
- YUNUS, M. (NOBEL DA PAZ)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O que nos toca...

As notícias más que ouvimos/lemos no dia-a-dia tocam-nos de forma diferente... Invariavelmente, umas tocam-nos mais que outras. E uma das coisas que dita a profundidade com que essas notícias nos tocam é a relação que temos com o que se noticia.
Hoje, tenho um misto de tristeza e raiva (que não ajuda em nada, mas que ainda não sou capaz de não a sentir) porque a Chapada está a arder!...
Sem dramatismos, é sentir que um pouquinho de mim também está a arder. Porque os momentos não se medem pelo tempo que duram mas pela intensidade com que se vivem!!!!

E ali eu fui feliz!!!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

«É feia a aranha e bonita a teia? "Ambos existem, cada um como é."»

sábado, 1 de novembro de 2008

Moçambique...

Hoje estive, juntamente com a minha mana do coração, a preparar a mala "dos minino e das minina" do maravilhoso país que é Moçambique:)))) Desta vez não vou poder partilhar in loco os sorrisos, as músicas, as histórias, os olhares e a genorosidade desta gente linda demais... Mas fico por aqui, aguardando o regresso das pessoas especiais que lá vão e que voltarão cheias de histórias e da energia positiva que África nos dá!!!