segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Um desejo diário - concentrado hoje em palavras mas para ser buscado diariamente!

A todos vocês, desejo que o Novo Ano que se aproxima traga boas energias. Que continuem a sorrir para e com a vida, acreditando SEMPRE que a "vida é bela". Façam por acreditar nisso, começando por acreditar em vocês próprios e naquilo que são capazes de concretizar. Persigam os vossos sonhos e aproveitem cada
momento que têm o privilégio de viver!!!

Beijinhos e sorrisos com muita energia positiva
Joana

Um estado de alma

"A Bahia é um estado de alma. E mais, é um estado de tal imaginação, que não são os seus habitantes que sonham a terra, é a terra que sonha os seus habitantes. Poder-se-ia talvez evocar, a favor dessa visão, quanto o que é mágico pode ser universal e quanto o universal é a exuberância de uma natureza que nunca, jamais quer ficar dentro de si própria. Então, a Bahia se encanta, de encantar."
- Carlos Nejar in Bahia - cores e sentimentos

domingo, 30 de dezembro de 2007

Bahia. Salvador. O Pelourinho (16, 17 e 21 Dezembro)

Costuma dizer-se que a primeira impressão que temos de alguém, de alguma coisa, de algum lugar, é sempre a mais acertada. Pois bem, mas para confirmar as regras, existem as excepções! O Pelourinho, à noite, foi uma dessas excepções. À noite, sim. Porque durante o dia conquistou-me logo nos primeiros instantes:) Depois de uma primeira noite muito estranha e insegura, ao ponto de me questionar em pensamento "é isto a magia da Bahia?!", vieram as outras noites!... A festa e a alegria. As caras. A música. A dança. A energia positiva. A geladinha e as caipirinhas!!!

E o Pelourinho virou cantinho gostoso, não totalmente seguro, mas com muita animação, ritmos, cores, sorrisos...






Despedindo-me de Boipeba!!! (21 Dezembro)

Seis e meia da manhã!!! O Sol já queima de verdade. As pessoas caminham na rua e realizam seus afazeres com naturalidade. Já ha lojas abertas. Já há cafés e bares a funcionar. Exceptuando eu, não se veêm caras ensonadas de quem não está habitaudo à alvorada!

Foi curta a estadia. Demasiado curta. Fica, aqui também, a vontade de regressar. De parar por aqui alguns dias mais e desfrutar da simplicidade de uma vila pequena, sossegada, limpa... Bem bonita, por sinal!!!

Despeço-me da Ilha com um suco de mangaba - "aquilo que vai fazer você querer voltar cá!" :P





sábado, 29 de dezembro de 2007

Descobrindo as praias de Boipeba com a Estrela a conduzir-me:) (20 Dezembro)

Aqui vos conto, como prometido, por imagens, como foi o passeio a cavalo (a égua, melhor dizendo)!!!


Praia da Boca da Barra - na foz do Rio do Inferno

Praia da Cueira - uma das principais comunidades de pescadores

Guia "Azul"

Pedi ao "Azul" para tirar uma foto bem bonita...e ele assim o fez: cortou a minha cabeça:P

Praia de Moreré - lindíssima; durante a maré baixa formam-se Piscinas Naturais

Praia de Moreré

O restaurante onde me deliciei com um fantástico camarão!!!

Praia de Bainema - quase deserta, uma das mais tranquilas da Ilha

O regresso a casa pela o interior da Ilha - no caminho encontrámos este senhor com o seu burrinho (fez lembrar um personagem do Sítio do Picapau Amarelo!)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Chegando a uma espécie de paraíso!... (Boipeba, 19 Dezembro)

O barco atracou por volta das 13:30 - "Porto" de Boipeba.


Sem pousada reservada, fui caminhando pela pequena Ilha. Pequena. Pacata. Mas deliciosa. Casinhas modestas, mas todas coloridas. Nativos soltam sorrisos amigáveis, adivinhando que sou turista. Várias pousadas. Entrei em algumas, coloquei questões (preço, se está incluído o "café da manhã"). Mas, não sei explicar bem o porquê, só parei e efectivamente fiquei nesta onde me encontro agora - "Pousada Janaína" - que foi a primeira a existir em Boipeba.


(...)
Alguns minutos de repouso na cama de rede, algumas memórias para registar e algumas palavras para partilhar!...
Depois a praia... Pequena caminhada... Mergulhos no mar... Um pouco de Sol... Mais mergulhos no mar!!! Alguém vem ao meu encontro. Gildevan. Guia turístico na Ilha. Boa gente. Água de côco gelada:) Algumas sugestões para conhecer a Ilha. Várias, aliás. Mas, infelizmente, o tempo limita-me e, por isso, é necessário fazer opções! A minha escolha:
Passeio a cavalo ao longo das praias pela manhã. Paragem em Moreré para almoço e muito banho de sol e de mar. Regresso a "casa" pelo interior da vila.

Depois conto-vos como foi ;P



Chuva...

Reviver (de certa forma) a infância em pequenos acontecimentos. Tão longe no espaço mas trazendo à memória essa infância e colocando-a bem perto no tempo!...
O pequeno acontecimento: uma chuvada de todo o tamanho que me deixou como se do mar ou do chuveiro tivesse acabado de sair:) A diferença da infância: aqui está um calor abafado, quase insuportável... A semelhança: o despertar de sorrisos de felicidade. Sorrisos de criança. Sorrisos de simplicidade. Sorrisos de agradecimento à Mãe Natureza por proporcionar estas deliciosas sensações!...


"Olha, que chuva boa prasenteira..." (Elis Regina)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A pequena Rute e o grupo das farofeiras!!! (18 Dezembro)

Sabem aquela sensação que nos preenche de tal forma que, se algo de menos positivo nos acontecesse, isso, por si só, não nos demoveria de seguirmos com os nossos sonhos porque antes vivémos algo de tão bonito, capaz de derrubar qualquer "algo" que queira abater-nos?!
Posso dizer-vos que nestes últimos dias tenho sido gentilmente metralhada por vários desses "algo de tão bonito"!... Hoje, vivi um deles. Um momento que teve início com a espontaneidade e curiosidade de uma criança e terminou com a generosidade, simplicidade e alegria de um grupo que vou relembrar!!!

Obrigada "farofeiras":) Obrigada pequena e linda Rute. Que a tua vida seja preenchida de sorrisos e estrelas reluzentes!...


terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O meu (diferente) 24 de Dezembro!!!!

O stress das compras de última hora num shopping empestado de gente que se acotovela por todos os lados!!!


Os agasalhos que me protegem do rigoroso Inverno!!!


A consoada e o bacalhau com batatas cozidas e couves de sempre!!!





A família reunida!!!!

O amanhecer enrolada em mil cobertores sem querer se quer colocar a cabeça de fora para não congelar!!!



"A vida tão simples é boa, quase sempre..." (Seu Jorge e Ana Carolina)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Cerimónia de Candomblé (15 Dezembro)

As expectativas estavam bem elevadas. Eu estava entusiasmadíssima com a oportunidade de ir, finalmente, vivenciar a realidade do Candomblé!... Embora as circunstâncias não fossem as melhores - estava inserida num grupo de turistas que havia pago a um guia para assistir à Cerimónia - seguia bastante confiante que a energia dos Orixás iria sobrepor-se a tudo isso!!!

Depois de uma breve explicação sobre esta religião e a forma como foi ganhando relevância no Brasil (sim, mais uma vez tive de ouvir o quão injustos, egoístas, cruéis foram os Portugueses!!!), entrámos no Terreiro onde iria decorrer a Cerimónia.

Hoje a Cerimónia era para OXÚM - Dona das águas. Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Coquete e vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da mulher-menina. É sensual, exibicionista, consciente de sua rara beleza. Se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos.Osun é chamada de Yalodê, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade, além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre as águas doces, sem a qual a vida na terra seria impossível. Dança de preferência sob o ritmo de sua terra: Igexá. Sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora - por isso várias pessoas vestem de cor amarela ou dourada.
As pessoas vão chegando e acomodando-se. Homens dirigem-se para o lado esquerdo e mulheres para o lado direito. Algumas pessoas são cumprimentadas com beijos na mão. uma espécie de pedido de benção, creio. Chegaram os Ogans para tocar os Atabaques. Os sons da Terra iniciam a cerimónia e despertam em mim boas sensações!... Vão entrando várias mulheres com a indumentária típica da mulher bahiana. Descalças, vão "passeando" pela sala ao ritmo dos Atabaques.

Neste Terreiro a autoridade máxima é uma mulher, IALORIXÁ (Mãe de santo). Entrou acompanhada por um homem que na verdade não sei se é BABALORIXÁ (Pai de santo), ou apenas o seu companheiro!

Durante bastante tempo dançou-se e cantou-se para diferentes Orixás (infelizmente, muito do que aconteceu ia além da minha compreensão)... Algumas pessoas começaram, então, a entrar em transe. A serem possuídos. Foi no mínimo estranho, e desculpem-me o meu cepticismo, mas alguns dos acontecimentos não me pareceram totalmente genuínos!... (talvez este ceptcismo decorra da minha falta de conhecimento sobre a religião)

As pessoas que entravam em transe eram auxiliadas por Ekedes, que as levavam para uma sala onde, penso eu, eram adornadas com alguns objectos representativos de um determinado Orixá e voltavam à roda para dançar, agora com feições muito marcadas, revirando os olhos, colocando a boa de uma forma estranha e estremecendo de quando em vez... Num dado momento, que também não percebi qual era, essas pessoas eram de novo levadas, agora para uma outra divisão da sala, e algum tempo passado surgiam vestidas do Orixá que as tinha possuído!!!

A música, a dança, o transe, a saída e a entrada de pessoas, fez-se continuar por bastante tempo mas, quando aparentemente a cerimónia estaria perto do seu término e seria distribuída alguma comida cozinhada por YA BACE, sou surpreendida (eu e todos os outros turistas que estavam no meu grupo) pela chamada do Guia para sairmos da sala!!! Fiquei sem saber o que se passava mas saí como todos os outros. Já no exterior, questiono o porquê da nossa saída ao que o guia responde muito calmamente algo do género " A visita era por 2 horas apenas, e até já passou mais; tenho de vos deixar nas pousadas!!!" Fiquei um pouco incrédula. Pela falta de respeito para com as pessoas na Cerimónia e para connosco, que estavamos ali para a Cerimónia!...

No final, tenho de confessar que as minhas expectativas não foram superadas. Não senti a verdadeira energia, que penso existir, dos Orixás... Espero ter outras oportunidades. Acredito que vou ter. E depois parilharei com vocês novas experiências!!!
Cerimónia de Candomblé