sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Belos momentos na Costa da Lagoa!...

Ontem foi um belo dia na Costa da Lagoa. Viagem de barco com belas paisagens...Percursos a pé por entre caminhos recônditos e primitivos... Banhos de cacocheira... Conversas com alguns nativos...
Ficam as imagens para falarem por si!!!






quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tropa de elite

Este é mais um retrato puro e duro de uma realidade brasileira. Uma realidade que insiste em sobrepor-se a todas as outras coisas fantásticas que este imenso país tem para nos oferecer.
Eu vi. Impossível ficar indiferente.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Aqui foi onde passei estes últimos 3 dias. Aqui voltei a sentir a adrenalina da aprendizagem e da aquisição de novos conhecimentos. Aqui reacendi a chama da busca contínua e da creatividade. O quão importante e gratificante é conhecermos e darmos a conhecer. O quão essencial é esta constatação de que há sempre tanto para aprender e apreender. Como diria a minha "Pipa mana":
FOI BOM, FOI BOM, FOI MUITO, MUITO BOM:)

Muito obrigada Joel e Fernanda (TAO PILATES)

www.taopilates.com.br

domingo, 25 de novembro de 2007

As estrelas da minha vida

Há pessoas estrelas;
Há pessoas cometas.
Os cometas passam.
Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As estrelas permanecem.
Os cometas desaparecem.


Há muita gente cometa.
Passam pela nossa vida apenas por instantes,
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos.
Gente que passa pela vida sem iluminar,
Sem aquecer, sem marcar presença.
Há muita gente cometa.

(...)

Importante é ser estrela.
Estar presente.
Marcar presença.
Estar junto.
Ser luz. Ser calor. Ser vida.
Amigo é estrela.

Podem passar os anos, podem surgir distâncias,
Mas a marca fica no coração.


Coração que não quer enamorar-se de cometas
Que apenas atraem olhares passageiros.
E muitos são cometas por um momento.
Passam, a gente bate palmas e desaparecem.
Ser cometa é não ser amigo.
É ser companheiro por instantes.
É explorar sentimentos.
É ser aproveitador das pessoas e das situações.
É fazer acreditar e desacreditar ao mesmo tempo.
A solidão de muitas pessoas é consequência
De que não podem contar com ninguém.
A solidão é resultado de uma vida cometa.
Ninguém fica.
Todos passam.
E a gente também passa pelos outros.


Há necessidade de criar um mundo de estrelas.
Todos os dias poder vê-las e senti-las.
Todos os dias poder contar com elas.
Todos os dias ver sua luz e calor.
Assim são os amigos.
Estrelas na vida da gente.
Pode-se contar com eles.
Eles são uma presença.
São aragem nos momentos de tensão.
São luz nos momentos escuros.
São pão nos momentos de fraqueza.
São segurança nos momentos de desânimo.
Olhando os cometas é bom não sentir-se como eles.
Nem desejar prender-se em sua cauda.
Olhando os cometas é bom sentir-se estrela.

Marcar presença.
Ter vivido e construído uma história pessoal.
Ter sido luz para muitos amigos.
Ter sido calor para muitos amigos.
Ter sido calor para muitos corações.
Ser estrela neste mundo passageiro,
Neste mundo cheio de pessoas cometas,
É um desafio, mas acima de tudo uma recompensa.
É nascer e ter vivido e não apenas existido.

- Reinilson Câmara


Às estrelas da minha vida dedico estas palavras... Porque vocês fazem do meu caminho um percurso mais sereno e ao mesmo tempo libertador. Porque vocês estão lá em todas as ocasiões... Na mente, no espírito, ou em corpo presente. Vocês são a minha energia! A vocês:
- Pai, Mãe, Mana, Lisa, Sílvia, Vanessa, Pipa (à minha bela Isa porque mesmo que não estejamos juntas fisicamente com tanta frequência, sinto, sei, que estamos sempre no pensamento uma da outra)... Gosto-vos:) *


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Nem "sempre" nem "nunca"

Uma pessoa especial falou-me há uns tempos de uma questão que me parece muito pertinente. A questão do “sempre” e do “nunca”. Porque é tão redutor na sua abrangência (será que percebem este paradoxo da forma que eu quero partilhar?!). Porque é impossível sermos totalmente verdadeiros na utilização destes conceitos, se não nos estivermos a referir unicamente ao passado. Àquilo que já passou e que não pode ser mudado. Só aí poderemos ser honestos na utilização dessas palavras!...

Agora estou mais atenta à minha recorrência a esses significados embora, para já, a minha mais feroz luta de palavras seu gosto!... seja com o “eu gosto muito” em detrimento do “é muito bom”!!! Sim, porque o gosto é algo pessoal e porque nós somos muitos milhões e todos têm direito aoPor isso, vejam, provem, sintam, ouçam, cheirem... vivam com os sentidos apurados e experimentem... porque só da experiência podemos tirar ilações reais e sinceras das coisas da vida e assim será cada vez mais genuína a não utilização do “nunca” e do “sempre”!!!!

[Eu tinha a sensação que um dia o ia ver e sentir porque já o tinha ouvido... provei o seu cheiro e vivi momentos genuínos... não vou saber se é para “sempre”, mas já não vou dizer que “nunca” vai acontecer!!!]

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

"Meu primeiro" de uma porção de negócios :P

PRAIA MOLE

ÁGUA DE CÔCO

Hoje, na Praia Mole (Floripa), teve " o meu primeiro" de um montão de coisas!!!:)
Teve o meu primeiro: banho de sol!
Teve o meu primeiro: banho de mar!
Teve o meu primeiro: suco de acerola!
Teve minha primeira: água de côco!
Teve minha primeira: pedida de carona - sem efeito, por sinal!:(
Teve minha primeira: viagem de ônibus!!!

Enfim, um dia cheio de primeiras coisas. Bem passado. Logo depois de receber boas e especiais energias !... :)

(Re) Aprendizagem Linguística

Noutro dia fomos dá um rolé e teve um tal de samba rock. Foi legal, muito manera:)
Todo o dia tem pernilongo enchendo o saco, mas tem um negocinho bacana para detonar eles!!!
Também já batemos um rango gostoso. A gente comeu bolinho de siri, mas não provei o açai na tigela porque falaram para mim que eu não ia gostar porque misturam ele com banana!
Aqui o pessoal não tem morada, tem endereço. Não tem telemóvel, tem celular. E cuidado para não pedir boleia - tem de ser carona se não ninguém te entende e você vai ter que vir caminhando!!! Ou então, pode ir na parada de ônibus (não fala autocarro porque eles vão pensar que você tá doida!!!)

Ah...quase que esquecia... se quiser enviar carta para chegar rápido no destinatário, tem de enviar por Sedex. Correio azul??? O que é isso?! Aqui você só tem correio amarelo:))))))))))))

No final de tudo... "num é que quando eu falo os caras pensam que eu sou espanhola ou argentina!!!!!" :P

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Como foste parar a esse banco?

Quando me disse que estava internado no Magalhães Lemos não quis acreditar. Imagino-o sentado naquele Hospital. Um banco, o fumo do seu cigarro e alguns meses ainda por passar. Sem vida, sem o sorriso da sua filha e sem as pessoas que ama. Fiquei em pânico. Imaginar um amigo naquele local rodeado de um futuro incerto...talvez sem percepção. Os olhos dela enchiam-se de lágrimas enquanto me contava. E eu, sem reacção, perdida nas palavras, envolvida nos meus pensamentos, à procura de respostas para os ajudar. Isto mexe comigo. Sempre mexeu. Dentro de mim tudo gritava. O medo de poder caminhar para algo crónico, sem retorno, aflige-me. Como se a marcha atrás não existisse. Consumia haxixe desde muito novo. Hoje mais velho está sentado num banco de um hospital. Imagino-o a dizer: "Só consumo isto, drogas pesadas nem pensar, isto não faz mal a ninguém." Bastou-lhe esta droga leve para o deixar pesado provavelmente para o resto da vida. Diagnóstico: Psicose Tóxica devido ao consumo excessivo e prolongado de Cannabis. Duração: Incerta. Só depois de se suspender o consumo é que será possível diagnosticar uma doença psiquiátrica, como a esquizofrenia. Dói. E dói porque não acontece só aos outros. Como foste parar a esse banco? Ela falou-me na mudança dos teus comportamentos. Que já não te via. Que tinha medo de ti. Medo do teu novo eu. Pediste uma pistola com oito balas para matares cada um deles e em seguida matarias-te a ti próprio. Dizias que eras Deus. Cuspias no chão da sala dizendo que estavas no meio da rua. O haxixe deixou-te nesse banco. Ela visita-te todos os dias, tens uma grande mulher. Está assustada. O medo persegue-a...medo que não te tragam de volta. Esse banco onde te sentas pode dar-te uma grande lição. Pode ser o banco das oportunidades. A última oportunidade de voltares a viver são e consciente de ti.

[Retirado do Código de Barras, porque há palavras que precisam ser lidas pelo maior número de pessoas.]

* Dei por mim a realizar acções relativas a estas palavras muito semelhantes ao mais que tudo da bela autora deste texto... espero que esta coincidência não seja do teu desagrado "Fragmagens" :)

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sinto-o...

(...)
Sinto-o aqui comigo...
Não sei como explicar-vos. Apenas vos digo que o sinto!...
Quando caminho por espaços e paisagens e sinto a sua companhia. Quando está mais frio e um arrepio se desfaz porque sinto o seu abraço...Quando não está frio mas um arrepio me preenche porque a energia dele flui em mim...Quando um suspiro involuntário sai de mim e me deixa tranquila porque ele está ali para me fazer companhia... Quando me desiquilibro nos passos e sinto a sua mão como auxílio... Quando fecho os olhos e um sorriso me preenche porque vejo os seus olhos e sinto o seu cheiro...
Sinto-o aqui comigo...
Não sei como explicar-vos. Apenas vos digo que o sinto!...

domingo, 18 de novembro de 2007

Dos sonhos!...

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades."
- AUGUSTO CURY

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Descobrindo Floripa

O Sol ainda não me deu as boas vindas por estas bandas, mas logo, logo, ele vai chegar para me deixar a sorrir!... Enquanto ele não chega, a ilha vai-se desvendando... aos poucos vai-me surpreendendo... progressivamente vai-me conquistando... e inevitavelmente eu vou ficando rendida aos seus encantos!!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

a menina que sorria a dormir


Um projecto bastante prematuro... ainda a ser concebido... mas a culpa é da minha querida amiga Lisa - tanto no que se refere à criação, como ao "baptizado" dessa criação:)
A criação deste espaço surge, então, como forma de comunicação e partilha desta nova aventura a que me propus e que quero dar-vos a conhecer para, de certa forma, viveram-na um pouco comigo!! o nome do espaço, também por influência ( desta vez mais indirecta) dessa amiga, acontece por me ter perdido na secção de literatura infantil - palavras simples, imagens apelativas... uma coisa tão bonita que só apetece ficar a deleitar e a sorrir enquanto devoramos aquelas folhas!!!!
Apresentações feitas, estaremos aqui. sempre que a vontade o ditar e/ou a necessidade o exigir!...
Energia positiva e sorrisos